Uso excessivo do WhatsApp causa tendinite


Você já ouviu falar no “Whatsappite”? Não é um jogo, tampouco um novo aplicativo. É como está sendo chamada a tendinite causada pelo uso excessivo do WhatsApp no celular.

A descoberta foi feita por uma médica espanhola, ao consultar uma mulher com fortes dores nos dois pulsos e nos polegares, após passar seis horas consecutivas mandando mensagens. Especialistas recomendam a diminuição do uso do aparelho.

A falta de cuidados pode causar agravamentos. Segundo o ortopedista Maurício Marteleto, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o movimento excessivo dos dedos por longas horas de digitação pode causar a inflamação dos tendões, ou seja, a tendinite que ganhou o nome de “Whatsappite”.

CASOS

Segundo o especialista, os casos vêm aumentando. “Antigamente, desenvolvia tendinite pelo ato de lavar roupas. Era comum casos de senhoras com dores nos pulsos por ter que torcer a fralda.

Com o tempo, parou, quase não víamos a tendinite, que agora voltou por conta do uso prolongando do aplicativo”. É fácil diagnosticar a doença. Se a pessoa troca muitas mensagens no WhatsApp e começou a sentir fortes dores nos pulsos e ponta dos polegares, é aconselhada a procurar um especialista.

“A doença pode se manifestar em casos de semanas ou meses e depende de cada indivíduo. Assim como tem gente que pode ter tendinite, outras podem não ter. A pessoa pode sentir dor na raiz do polegar, dor no punho, dor no ombro, também pode haver dor na coluna. É um quadro muito doloroso, que vai aumentando ao longo do tempo”, disse Marteleto.

O ortopedista orienta que a maneira de evitar a tendinite é diminuir o uso da rede social. “A mão é uma parte do corpo importante para a vida diária.

Com as dores, o que você faz? Vai parando de usar o membro ou vai continuar usando como se não estivesse acontecendo nada. O ideal é diminuir o uso do aplicativo e se não é bem tratada, a tendinite pode se agravar e causar dificuldades de movimento da mão”, alertou.

Portal Princesa

Fique mais um pouco! Veja também:



sentiment_satisfied Emoticon

Anterior Proxima Página inicial