Confira o IDEB de São Miguel do Guamá-PA


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado no ano de 2007 reúne dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, agregando possibilidades de resultados sintéticos facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

A avaliação feita a cerca dos índices educacionais do Estado do Pará sobre rede de ensino pública (Federal, Estadual e Municipal), de todas as séries, mostra que o ano de 2015 ficou com um rendimento abaixo da média estabelecida. O IDEB mostrou que em 2015 o rendimento do estado do Pará foi de 3.6, enquanto a média projetada para o mesmo ano era de 4.4.

Tratando-se de avaliação a nível Municipal, mais precisamente da cidade de São Miguel do Guamá, pode-se observar que as escolas públicas de 5° ano tiveram rendimentos significativos, houve avanço na qualidade da educação. A meta proposta pelo IDEB para o ano de 2015 nessas escolas foi de 4.2, e o IDEB alcançado foi 4.2.

 Fazendo uma análise individual das escolas de 5° ano do município observa-se que a maioria alcançou a meta projetada para o ano de 2015 e muitas ultrapassaram essa meta, a exemplo as escolas: Benedito Valente, Externato S. A. M. Zaccaria, Nossa Senhora de Nazaré e PE Sátiro.

 E as poucas escolas que não alcançaram as metas projetadas mantiveram as médias anteriores e em outros casos alcançaram médias superiores aos anos anteriores, evidenciando assim que, embora as metas projetadas não tenham sido atingidas, há uma melhoria significativa nos índices dessas escolas e mantendo esse ritmo o esperado é que nos anos seguintes as metras sejam alcançadas ou até mesmo ultrapassadas.

Avaliando as notas do IDEB para as escolas de 5° ano, nos anos anteriores nota-se que do ano de 2007 para 2015 as metas propostas estão sendo alcançadas e em alguns anos superadas. Em contrapartida as escolas de 9° ano não tiveram um bom rendimento nos últimos anos desde 2009. A meta projetada para 2015 foi de 4.7 e o IDEB observado neste ano foi de 2.8.

De 2005 para 2015, a maioria das escolas de 9° ano está tendo um rendimento abaixo da média projetada, evidenciando assim um baixo desempenho na qualidade educativa dessas escolas municipais, e ratificando a necessidade de esquematizar novas metas que se adequem a realidade do município e que culminem em melhorias para os anos seguintes.

De modo geral, a qualidade educativa do município vem avançando com o passar dos anos e muito significativamente do ano de 2013 para 2015, mostrando que a educação está sendo priorizada e recebendo um cuidado maior. A educação é a chave para o futuro e se São Miguel conservar o ritmo e trabalho que está sendo feito com certeza a tendência é de resultados ainda melhores.

Acessa Guamá

Fique mais um pouco! Veja também:



sentiment_satisfied Emoticon

Anterior Proxima Página inicial