Em São Miguel do Guamá, nesta terça-feira (24), o “Seduc nos Municípios foi realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Nordeste do Pará (Amunep) e Consórcio Integrado dos Municípios do Nordeste do Pará (Coinp).Em São Miguel do Guamá, nesta terça-feira (24), o “Seduc nos Municípios foi realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Nordeste do Pará (Amunep) e Consórcio Integrado dos Municípios do Nordeste do Pará (Coinp).
Vinte prefeitos da região nordeste do Pará compareceram à convocação do secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, para o diálogo que irá definir as ações prioritárias para este início da nova gestão frente à secretaria. Esta foi a penúltima reunião da série de diálogos denominado “Seduc nos Municípios”, que já foi realizado com os prefeitos e secretários municipais de Educação nas regiões sul, sudeste, oeste do Pará e arquipélago do Marajó. Em São Miguel do Guamá, nesta terça-feira (24), o “Seduc nos Municípios foi realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Nordeste do Pará (Amunep) e Consórcio Integrado dos Municípios do Nordeste do Pará (Coinp).
Helenilson Pontes explicou que esta é uma forma de identificar os problemas concretos da educação nos municípios para definir ações que irão repercutir diretamente na qualidade da educação em todo o Estado. “Desta forma iremos formar uma agenda permanente de conversas com os municípios de todas as regiões do Pará para identificar problemas e, principalmente, encontrar soluções”.
Entre as ações está o maior programa de reformas já realizado no Estado em escolas Estaduais na gestão do governador Simão Jatene. Helenilson explicou que a média de idade da rede física das escolas no Pará é de 30 a 40 anos. “O que levou o governador Simão Jatene a realizar o maior conjunto de obras da história do estado. Atualmente, aproximadamente 360 escolas estão sendo ampliadas, construídas ou reformadas”, explicou.
Para garantir a ampliação deste conjunto de obras, Helenilson Pontes comentou que está realizando negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial, que irão garantir recursos para que toda a rede física de escolas estaduais esteja em condições ideais para a aplicação de uma educação de qualidade para todos os alunos.
Avaliação e conteúdo programático
O secretário de Educação apresentou aos municípios do nordeste paraense as ações de revisão do conteúdo programático do Ensino Médio na rede estadual. Ele explicou que o aluno irá receber no início do ano letivo (a partir de 9 de março) um Guia do Estudante, que levará aos alunos o conteúdo programático do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que possam acompanhar e avaliar a aplicação deste conteúdo em sala de aula. “O objetivo é que ao final do ano letivo todo o conteúdo seja aplicado e os alunos tenham condições de realizar o exame e melhorar os índices do Ensino médio no Estado”, explicou.
Helenilson também apresentou as ações para o controle dos contratos e licitações com empresas terceirizadas para a prestação de serviços, como a merenda escolar e contratação de pessoal para as escolas estaduais. Para ele, é necessário que a sociedade possa auxiliar o Estado, para que seja garantida a prestação de um serviço de qualidade às escolas.
Para a secretária de Educação do município de São Miguel do Guamá, o encontro foi satisfatório e vai permitir o alinhamento das ações que visam a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os municípios do Pará, o que, para ela, significa elevar os índices da educação em todos os níveis, do básico ao superior, em todo o Pará. “Ganha todo o estado, que terá cidadãos que poderão contribuir efetivamente com o desenvolvimento e melhoria das condições de vida no Pará”, explicou, Márcio Flexa Secretaria de Estado de Educação.
Acessa Guamá
comment 0 comentários:
more_vertsentiment_satisfied Emoticon