São Miguel do Guamá 145 anos


A origem do Município remonta ao período da Independência do Brasil, quando São Miguel da Cachoeira, como era conhecida anteriormente, constituía uma freguesia. Com a divisão da Província do Pará em Termos e Comarcas, a Freguesia de São Miguel da Cachoeira passou a ser parte integrante do município de Ourém. O movimento da Cabanagem provocou profundas marcas na história de São Miguel do Guamá, registrando-se fatos de abandono e esvaziamento do lugar pela população, que foi obrigada a deixar suas terras. Em 1873, através da Lei n.º 663, de 31 de outubro, a Assembléia Provincial modificou a categoria de Freguesia da localidade de São Miguel, para considerá-la como Vila, criando, dessa forma, o município de São Miguel, com terras desmembradas de Ourém. O topônimo Guamá foi-lhe atribuído em homenagem ao rio Guamá, trata-se de um vocábulo indígena que significa "rio que chove".

BISPO FUNDADOR DEU NOME À CIDADE

A história confunde-se com a da atuação católica na Zona Bragantina, região geográfica do Estado onde está localizado. A cidade foi fundada pelo bispo e frei Miguel de Bulhões, transformando a fazenda Pernambuco, dos frades Carmelitas, em uma freguesia. Isto em 1758. De acordo com o catolicismo, a humanidade conta com um poderoso defensor no combate contra o Mal. É Miguel, um dos três anjos que servem a Deus mais de perto. Padroeiro do município, o santo tem o seu dia, 29 de setembro, antecedido de nove dias de festa.

HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1758, o bispo Dom Miguel de Bulhões, ao passar pela fazenda de Agostinho Domingos de Siqueira em viagem, a seu pedido, instituiu uma Freguesia, e, sob o cargo de São Miguel, construiu uma igreja em área de 60 braças de terras. A partir desse ponto que nasceu São Miguel do Guamá.
Vila criada por leis provinciais nº 663, de 31 de outubro de 1870 e nº 707, de 5 de abril de 1872. Instalada em janeiro de 1873. Tornou-se cidade por Decreto Lei Estadual nº 344, de 30 de maio de 1891.
Significado do Nome:
Em homenagem ao Bispo D. Miguel de Bulhões, a São Miguel Arcanjo, e referência geográfica ao Rio Guamá.

COMO CHEGAR:
Localização
Nordeste Paraense
Limites:
Santa Maria do Pará, Ourém, Inhangapi, Irituia
Distâncias da Capital: 147 km
As manifestações religiosas merecem grande destaque no município.
Setembro
Festividades em homenagem a São Miguel Arcanjo,padroeiro do municipio
Novembro
Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio é realizado a mais de meio século, a grande procissão sempre ocorre no último domingo de novembro. Na manhã do domingo, depois de celebrada a missa, tem início a romaria pelas ruas da cidade.

Hino de São Miguel do Guamá

Do Arcanjo celeste à imagem querida
Nas águas undosas abrigo procura
O Povo devoto olhando pra ermida
Arcana vontade percebe futura

Salve Guamá nesta gloriosa alvorada
Que perene gravou nos corações
Teus filhos se aprestam a nova cruzada
Sob teu caudilho Frei Miguel de Bulhões

Caboclos e colonos na lida irmanados
Com machado e enxada o solo lavrado
Eis nova cidade brotou dos silvados
Altiva e formosa a Pátria integrado

Na escola e no templo a ciência aprendendo
Os Filhos dos Filhos do meigo Guamá
As lutas da vida acabam vencendo
Tornando-se orgulho do nosso Pará

E hoje que as máquinas as matas desbravam
Ligando o Guamá a crescente Brasília
Da marcha ao progresso aqui também gravaram

Semeando esperança em cada família

#TANANET

Fique mais um pouco! Veja também:



sentiment_satisfied Emoticon

Anterior Proxima Página inicial