Cerca de 12 mil cestas de alimentos serão entregues nesta segunda-feira (4), para as famílias ribeirinhas afetadas pelo trágico naufrágio do navio Haidar, que contaminou as águas do rio Pará no final de 2015, prejudicando pescadores e outras atividades produtivas locais no município de Barcarena, nordeste paraense.
VEJA IMAGENS DA ENTREGA
As 288 toneladas de alimentos serão entregues pelo Governo Federal, representado pelo ministro Helder Barbalho. As ações de apoio têm sido prestadas por órgãos federais desde os primeiros momentos após o incidente.
Com investimentos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a iniciativa faz parte da ação de distribuição de alimentos a grupos populacionais específicos, que tem como objetivo a aquisição de itens de alimentos básica e entrega gratuita às famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Durante a entrega, o ministro também anunciou o investimento de R$ 4 milhões, destinado ao programa Água Para Todos, cujas diretrizes são a garantia dos direitos sociais e de acesso aos serviços públicos e às oportunidades de ocupação e renda, bem como a atuação transparente, democrática e integrada dos órgãos da administração pública federal com os governos estaduais, distrital e municipais e com a sociedade, e ainda, a articulação de ações de garantia de renda com ações voltadas à melhoria das condições de vida da população extremamente pobre.
O caso
No início da manhã de 06 de outubro de 2015, um navio de bandeira libanesa sofreu um acidente no porto de Vila do Conde, em Barcarena, nordeste paraense. Após algumas horas, o navio afundou. Cerca de 5 mil bois morreram afogados e outros ficaram à deriva na baía do Guajará.
Com o grande número de carcaças e outras substâncias dos corpos dos bovinos, uma série de problemas ambientais e mesmo sociais começaram a ocorrer no local.
(Com informações da RBA/TV)
comment 0 comentários:
more_vertsentiment_satisfied Emoticon