Este domingo (11) será o dia de colocar em prática o aprendizado do ano para os candidatos do Prise (Programa de Ingresso Seriado), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os portões serão abertos às 7h. Impreterivelmente, às 8h eles serão fechados e as provas começarão, com término às 13h, horário de Belém. A prova é composta de 54 questões objetivas, com conteúdo de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol), e mais Redação, valendo 30 pontos.
Os 5.671 candidatos devem ter em mãos documento oficial com foto e o cartão de confirmação de inscrição, disponível na página de acompanhamento www.uepa.br/daa, além de caneta esferográfica com tinta azul ou preta. A prova é direcionada aos alunos que cursam a última série do Ensino Médio e fizeram a primeira e segunda etapas do Prise. Como a Uepa aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), este é o último ano do Prise.
O certame ocorrerá em Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Castanhal, Capanema, Cametá, Igarapé-Açu, Itaituba, Marabá, Moju, Redenção, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Vigia de Nazaré, Paragominas, Salvaterra, Santa Izabel, Monte Dourado, Monte Alegre, Tomé-Açu, Paragominas, Igarapé-Miri, totalizando 30 instituições de ensino preparadas para receber os candidatos neste domingo.
Atendimento especializado
Candidatos que solicitaram atendimento especializado farão as provas no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus II, localizado na travessa Perebebuí, bairro do Marco. Foram atendidas as solicitações para pessoas com dificuldade de locomoção, mães que precisam amamentar os bebês, auxílio de ledor, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), auxílio para preenchimento do cartão de respostas das provas objetivas, transcrição da prova discursiva, e prova ampliada em fonte 24.
Concorrência - Os cursos da área da saúde, ofertados em Belém, são os mais concorridos no Prise. Na condição de não cotista é apresentada a seguinte concorrência: Biomedicina com 24 candidatos para uma vaga; Fisioterapia, com 20,7 candidatos; e Medicina, com 18,6 concorrentes para uma vaga.
Já entre os cotistas, a relação é a seguinte: Medicina, com 9,4 candidatos por vaga; Fisioterapia, com 7,8 candidatos por vaga; e Biomedicina, com 7,3 candidatos para uma vaga. A demanda completa está disponível aqui.
Vestibular 2017
O quadro de vagas é dividido igualmente entre Prise e Prosel. Cada modalidade oferece 773 vagas para os campi de Belém e 1.078 vagas para o interior, totalizando 3702 vagas. O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) é o que oferta o maior número de vagas, 1.075. Em seguida, vem o Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), com 403 vagas, e o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), com 373 vagas.
No caso de aprovação concomitante no Processo Seletivo (Prosel/2017) e no Prise para curso/turno/município diferentes, o candidato deverá assinar o Termo de Desistência de Vaga de um dos processos seletivos, sob pena de não poder realizar sua matrícula. No caso de aprovação concomitante nas duas modalidades e para um mesmo curso/turno/município, o candidato terá a matrícula autorizada na vaga do Prise Subprograma XVII-3ª etapa.
ORM News
comment 0 comentários:
more_vertsentiment_satisfied Emoticon