O que leva tantos jovens a cometerem suicídio??


A cada dia que passa o sofrimento torna-se insuportável na vida de algumas pessoas, fazendo com que estas cheguem a situações extremas como o suicídio. No Brasil o índice referente a suicídios nas faixas de 15 a 29 anos é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes, cegando a ser o 12º na lista de países latino-americanos com mais mortes neste segmento. De acordo com a OMS, 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. E para cada caso fatal há pelo menos outras 20 tentativas fracassadas.

De acordo com análise de dados da OMS, o índice de suicídios nesta faixa etária no sexo feminino é de 2,6 por 100 mil pessoas, enquanto que entre a população masculina a taxa salta para 10,7. Mas entre 2010 e 2012, de acordo com os dados da OMS, o índice feminino aumentou quase 18%. Outro aspecto relevante é que em termos globais, 75% dos suicídios ocorrem em países de média e baixa renda, e as diferenças econômicas parecem afetar fortemente os adolescentes e jovens ao ponto de impactá-los e os levar a tomarem tal atitude.

O que mata mais os jovens?

1,3 milhão de jovens morrem no mundo anualmente, vítimas de causas evitáveis ou tratáveis

1. Trânsito: Acidentes são a principal causa de morte – 11,6% do total

2. Suicídio fica em segundo, responsável por 7,3% das mortes

3. HIV/Aids e infecções respiratórias

4. Violência: O Brasil é o 6º país do mundo com mais homicídios em que vítimas são jovens

OMS, CDC, UNICEF / 2012

"O suicídio é um assunto complexo. Normalmente, não existe uma razão única que faz alguém decidir se matar. E o suicídio juvenil é ainda menos estudado e compreendido", diz Ruth Sunderland, diretora do ramo britânico da ONG Samaritanos, que se especializa na prevenção de suicídios.

No município de São Miguel do Guamá-PA, esta lamentável prática, têm se tornando cada vez mais recorrente. O índice de jovens que cometem o suicídio, ou tentam cometê-lo tem aumentado de forma desproporcional, o que é realmente preocupante. Isso nos leva a pensar mais a cerca do assunto, os motivos muitas das vezes são desconhecidos e inúmeros. Uma série de pequenas, mas decepcionantes circunstâncias podem criar na mente do jovem a imagem de um futuro sem esperanças.

Sintomas de tendências suicidas

·Semelhantes com os sintomas da depressão, com a agravante que muitos adolescentes com tendências suicidas distribuem seus pertences, fazem desenhos ou escrevem sobre o extermínio e o ato de extinguir-se.
·Os progenitores têm de estar atentos, prevenidos e acautelados, sobretudo se o jovem tem conduta autodestrutiva, fica dizendo que não vale nada ou que é um peso para os outros, e que preferia estar morto.
·Estudos e pesquisas já demonstraram que evidências irrefutáveis de muitos dos jovens que se suicidaram deixaram inúmeras pistas. Já haviam mencionado a uma ou mais pessoas que eles ou os outros estariam "melhor se estivessem mortos". É um tipo de comentário que não deve ser ignorado. Um adolescente que faz esse tipo de comentário precisa saber que é muito querido pela família e ouvir constantemente que é uma pessoa muito importante para todos.
É importante estar com a atenção redobrada se o jovem que andava "na fossa" por um bocado de tempo, de repente e sem razão aparente, fica todo feliz e despreocupado. Infelizmente, esse entusiasmo é súbito, na maioria das vezes, decorrente do alívio que sentem porque tomaram a decisão de se matar. Os pais devem, de imediato, conversar com o filho e buscar aconselhamento profissional se desconfiam que o jovem tem intenção suicida.

Acessa Guamá

Fique mais um pouco! Veja também:



sentiment_satisfied Emoticon

Anterior Proxima Página inicial