Neste último domingo 08 de fevereiro, aconteceu na escola Frei Miguel de Bulhões uma roda de capoeira com todos os grandes mestres da Associação Raízes de Angola em comemoração dos 19 anos de história da associação. Acompanhe a seguir toda a história do Grupo.
HISTÓRIA
A Associação de Capoeira Raízes de Angola foi Fundada no ano de 1995 em Ananindeua Pa pelo Mestre Borrachinha e um grupo de alunos, e no dia 04 de fevereiro de 1996 foi criado um polo na cidade de São Miguel do Guamá com aulas ministradas pelo Monitor Ray e supervisão do mestre fundador na praça da Igreja Matriz.
No mesmo ano foi realizado o 1º Batizado de Capoeira em São Miguel do Guamá com um total de 60 alunos na quadra de esporte Pe. Alberto Trombini (Externato) com a presença de vários Mestres, Contra Mestres e Professores de Belém e outras cidades vizinhas apresentando assim a arte capoeira e seus praticantes a cidade pois até então não há registro de grupos ou capoeiristas na cidade, evento este que também contou com um número bastante expressivo de expectadores.
Com o passar dos anos a associação foi criando raízes e se identificando cada vez mais com a cidade e foram ocorrendo eventos e viagens e no ano de 2000 os capoeiristas de São Miguel do Guamá tiveram a oportunidade de trocarem de graduação na cidade de Belém Pa e a partir daí não parou de crescer passando a atuar nas cidades de Barcarena, Castanhal, Irituia, Bonito e Paragominas sempre com a presença de Guamaenses a frente dos respectivos trabalhos tendo a oportunidade de terem sua imagem divulgada em vários canais de Televisão como Tv. Liberal, Tv. Sbt, Tv. Nazaré e um programa na Tv. Cultura exibido para todo o Brasil.
No ano de 2003 foi realizado o primeiro torneio interno desta associação contando com 50 atletas aproximadamente e com o passar dos anos aumentado o número de participantes revelando assim vários talentos para o município tanto que logo foi convidado a participar no ano de 2010 no Campeonato Pinheirense de Capoeira na Cidade de Pinheiro Maranhão e com uma delegação de 15 atletas conquistou o quarto lugar geral entre 10 Grupos participantes.
Hoje a Associação de Capoeira Raízes de Angola está presente em várias escolas através dos projetos Pro Jovem e Mais Educação e também ministra aulas a todos os interessados na sede dos AACSE (Agentes Comunitário de Saúde) com uma excelente equipe de Estagiário a monitor, Monitor, Professor e Contra Mestre entre eles destacam – se Estagiário Miguel, Monitor Edson, Prof. Helton, Prof. Cassio, Prof.ª Micheli e Contra Mestre Humberto e todos recebem o apoio e supervisão do Mestre Laercio (Borrachinha).
#TANANET com informação Associação Raízes de Angola
comment 3 comentários:
more_vertPRATIQUEI CAPOEIRA A MUITOS ANOS ATRÁS NESTE GRUPO,FUI INSTRUTOR INSTRUMENTAL AI,LEMBRO-ME QUANDO PEGÁVAMOS OS INSTRUMENTOS EU,BAIANO,GIGANTE,RAI,JUNIOR E CLO NINGUÉM FICAVA PARADO.EU SEI O QUE É UMA RODA DE CAPOEIRA ENVOLVENTE E EMPOLGANTE,ONDE O RAÍZES CHEGAVA A ALEGRIA ERA CERTA ,POSSO DIZER QUE ERAMOS UM GRUPO COMPLETO POIS MANDÁVAMOS BEM TANTO NO JOGO,QUANTO NO INSTRUMENTO,GRAÇAS AO EMPENHO DE NOSSO MESTRE BORRACHINHA ,HOJE ESTOU PARADO MAS RECORDO COM MUITA SAUDADE DESTE TEMPO,ESPERO UM DIA FAZER UMA VISITA PRA VOCÊS PRA VER SE AINDA SEI TOCAR ALGUMA COISA,,UM ABRAÇO DE SEU AMIGO DENIS,OU MAIS CONHECIDO NO RAÍZES COMO:(GALO DE BRIGA)
2 de fevereiro de 2017 às 09:59EI BORRACHINHA,ARRANJA UM BERIMBAU PRA MIM,KKKK
2 de fevereiro de 2017 às 10:05sentiment_satisfied Emoticon