Outras Noticias

Inscrições para o Sisu iniciam hoje

Começam hoje (19) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tiraram nota zero na redação. As inscrições serão feitas online na página do Sisu até o dia 22.

A lista de cursos que serão ofertados neste processo seletivo está disponível na página do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/sisu). Ao todo serão 205.514 vagas no ensino superior público em 5.631 cursos de 128 instituições.

Neste ano, o número de vagas aumentou 20% em relação ao processo seletivo do primeiro semestre de 2014. Houve acréscimo no curso de medicina, que passou de 2.925 vagas, na primeira edição de 2014, para 3.758 no mesmo período de 2015. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015.

As instituições deverão reservar, no mínimo, 37,5% das vagas para os estudantes de escolas públicas, cumprindo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). De acordo com o MEC, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais vagas para candidatos provenientes de escolas públicas.

Esta edição do Sisu terá apenas uma chamada. O resultado será divulgado no dia 26. Também a partir do dia 26 serão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares. Os estudantes podem se inscrever no Sisu e no ProUni.

A nota individual no Enem está disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Acesse o Site do Sisu e faça já sua Inscrição.


                                                                                                                                         

Alcir Costa é eleito prefeito de Santa Maria do Pará

Candidatos únicos à terceira eleição consecutiva para prefeito e vice-prefeito do município de Santa Maria do Pará, no nordeste paraense, desde 2012, Alcir Costa da Silva (PSB) e Ruth Cléia de Sousa Oliveira (PP) foram eleitos prefeito e vice, respectivamente, ontem, numa eleição tranquila, marcada pelo alto índice de abstenção: 44%, o que significa que 8.605 de um total de 19.557 eleitores aptos a votar não compareceram às urnas. Ontem mesmo, a Justiça Eleitoral proclamou Alcir Costa eleito e deve diplomá-lo até o dia 13 de fevereiro. A partir desta data, a Câmara Municipal marcará o ato solene de posse.

“Vou dar continuidade às obras já em andamento no município com parceria do Governo Estadual e desenvolver novos projetos’’, disse Alcir Costa, pouco antes do fim da votação. Há 14 meses, ele esteve como prefeito interino de Santa Maria, após a anulação das duas eleições anteriores, em razão de crime eleitorais praticados nas duas eleições anteriores. Alcir saiu do cargo de prefeito no dia 31 de dezembro passado, por causa do fim de seu mandado como presidente de Câmara local.

“A eleição foi muito tranquila, tivemos uma única denúncia de crime eleitoral que não se confirmou’’, disse a juíza Cláudia Favacho, à frente do processo eleitoral na 67ª Zonal Eleitoral. Ela se referiu à denúncia anônima que chegou ao Fórum, pela manhã, informando que um presidente de mesa incentivava as pessoas a votarem nulo. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Benedito de Souza, local da ocorrência, a própria delegada do partido negou à suposta incitação ao voto nulo feita pelo presidente da Mesa, contou a juíza.

O pleito se encerrou às 17h e já às 17h20 se sabia o resultado total do dia de votação. A 67ª Zona Eleitoral contabilizou exatos 10.960 votos, o que representa 56% de comparecimento às urnas. Alcir recebeu 7.894 votos válidos, contra 1.933 votos nulos e 1.133 votos em branco. Sobre a baixa frequência dos eleitores, a juíza Cláudia Favacho comentou que esse cenário era esperado em função da desmotivação do eleitor. “Foi um processo conturbado, por isso as pessoas estão desmotivadas’’, disse Favacho.

“Maravilhosa’’. Foi assim que o delegado Everaldo Dias Negrão descreveu a terceira eleição municipal, de 2012 para cá. Ele recebeu reforço de três investigadores e um escrivão dos municípios de São Miguel do Guamá e Castanhal e vistoriou seções eleitorais das áreas urbana e rural por todo o dia. “Estamos em parceria total com a Polícia Militar”, afirmou o delegado. 

O coronel Héldson Tomaso, do Comando Regional de Castanhal, que abrange 22 municípios, liderava um efetivo de 90 PMs, entre soldados e cabos, duas equipes da Rotam e o Grupo Tático de Castanhal. 

Em algumas das 58 seções, distribuídas em 19 locais de votação, a exemplo da Escola Marcos Nunes, na Vila de Taciateua, o número de policiais e mesários era visivelmente maior do que o número de eleitores nas cinco seções que funcionavam no local. Do total de 271 eleitores aptos a votar, apenas 60 haviam comparecido até as 12h35. “O movimento aqui é pela manhã, se até agora veio pouca gente vai ser assim até o fim’’, disse a presidente da seção, a estudante do 3º ano do ensino médio Priscila Janaína, 18 anos.

A tranquilidade também foi total no maior colégio eleitoral da cidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Benedito de Souza, que abrigava um total de 10 seções eleitorais no centro da cidade. “São 15h e até agora somente 175 votaram de um total de 396’’, disse o presidente da mesa o professor universitário do campus de Capanema e Bragança Thiago Nascimento, 28 anos.

Policial rodoviário federal, destacado de Castanhal para Santa Maria, Gérson Moraes, também contou que não teve muito trabalho no município neste domingo. Segundo ele, a PRF registrou seis ocorrências pequenas e dentro da rotina, a exemplo de um flagrante de motociclista sem capacete, um motorista de carro sem habilitação, um colisão entre carros particulares somente com danos materiais, entre outros pequenos registros. “A cidade toda está muito tranquila. Foi a eleição mais calma, nem carro som há’’, disse o policial rodoviário federal.

Alcir Costa da Silva e Ruth Cléia de Sousa Oliveira representam a coligação “União por Santa Maria do Pará” (PSDB-PSD-PSC-DEM-PPS-PV-PDT). O PT também apoia à candidatura.

A eleição deste domingo em Santa Maria custou aos cofres públicos exatos R$ 195.800,32, repassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O dinheiro foi usado para o pagamento de despesas como auxílio-alimentação dos mesários e transporte de urnas eletrônicas, materiais de consumo e diárias. Do total, R$ 119 mil, mais da metade do valor, foram gastos com o pagamento de diárias.

DOL 


                                                                                                                                         

Resultado - Karol já estar em casa e estar com a saúde à 100%

Karol chegou neste domingo, dia 18 de Janeiro em sua casa e estar 100% com a saúde ótima, depois dos maus bocados que ela passou, estar de repouso sobre orientações médicas, não havendo nenhuma sequela onde foi muito questionada se ela ficaria com alguma depois que saísse do hospital.

A TANANET esteve em sua residência e fomos muito bem recebidos, ouve uma homenagem de sua amiga Akysandra com sua prima Ester que cantaram uma música pra demostrar apoio e força que é o que ela mais precisa nessa hora.

Em meia conversa com a Karol ela falou que já havia superado o ocorrido e que não se deixaria mais levar por este caminho, pois viu o apoio que todos deram à ela por meio das redes sócias com apoio em geral de amigos, família e conhecidos que não deixaram de orar por sua melhora.

#TANANET


                                                                                                                                         

Polícia Civil prende homem acusado de manter a companheira em cárcere privado há um ano em Bonito

As Polícias Civil e Militar do município de Bonito, nordeste paraense, prenderam nesta quinta-feira, 15, Francisco Edivan Sousa José, acusado de agredir fisicamente e de manter sob cárcere privado há um ano a própria companheira. O crime foi comunicado aos policiais pela própria vítima que solicitou apoio ao Núcleo Integrado de Operações de Capanema e à Unidade Integrada Pro Paz de Bonito.

A mulher, cujo nome será preservado, relatou em depoimento que vinha sofrendo agressões há mais de 1 ano e que, nesse tempo, era mantida em cárcere privado e longe de qualquer convívio social.

Diante disso, a equipe policial comandada pelo delegado Marcelo Mendes, titular da UIPP do município, foi até o local e prendeu em flagrante o acusado. Ele foi enquadrado na Lei Maria da Penha e está recolhido à disposição da Justiça.

Blog do Manoel Silva

Fique mais um pouco! Veja também:



sentiment_satisfied Emoticon

Anterior Proxima Página inicial