O acesso cada vez mais rápido e abrangente de informações na internet por parte dos jovens se transforma, de vez, em um aliado das escolas para fortalecer a permanência dos estudantes nas unidades escolares e aperfeiçoar a relação ensino-aprendizagem. Em Belém, este cenário não é diferente.
Além dos computadores em funcionamento nas escolas, seja em laboratórios de informática e terminais instalados em bibliotecas, a partir de agora os estudantes da rede estadual pública de ensino começam a dispor da internet via rede wi-fi na própria escola, ou seja, de qualquer local do estabelecimento de ensino poderão usar, gratuitamente, aparelhos celulares, tablets, notebooks e desktops para estudar.
Esta experiência começa na Escola Estadual Tecnológica Professor Anísio Teixeira, no Umarizal, por meio do Projeto Wi-Fi na Escola, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc PA), através da Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN) e da Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia (Ditec), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).
“Antes do Wi-Fi eu tinha que ir para a biblioteca para pesquisar. Agora eu posso acessar a internet de qualquer canto da escola e pesquisar sobre assuntos das aulas”, comemora a estudante Vanessa dos Santos, de 16 anos, do curso técnico de Secretariado. “Desse jeito vai ficar mais fácil a gente pesquisar, acessar sites para fazer trabalhos, estudar mesmo”, completa.
Tão logo o sistema wi-fi começou a funcionar na escola, os estudantes passaram a usar em grupo ou individualmente aparelhos eletrônicos de acesso à Grande Rede. Na “Anísio Teixeira” estudam 827 estudantes matriculados nos cursos técnicos de Técnico em Comércio, Técnico em Marketing e Técnico em Secretariado, nas modalidades específicas de Ensino Médio Integrado, Subsequente e Proeja.
Inclusão
Nos três turnos de funcionamento da escola, os estudantes contam com internet gratuita para uso em sala de aula e em outras dependências do estabelecimento de ensino. A rede na “Anísio Teixeira” abrange 12 antenas instaladas na escola para funcionamento do sistema mediante cadastro de usuários na comunidade escolar. “Esta experiência da rede wi-fi em escola começa na Escola Professor Anísio Teixeira como um projeto piloto da Secretaria de Educação com a utilização deste recurso tecnológico no atendimento dos estudantes. É uma forma de inclusão social, de vez que a rede wi-fi atende estudantes que, em muitos casos, não dispõem das vantagens do acesso rápido e gratuito à internet para estudar”, explica o secretário de Educação Helenilson Pontes. Ele acrescenta que é intenção da Seduc ampliar, em breve, este serviço para outras unidades escolares estaduais na Região Metropolitana de Belém.
A ampliação do serviço será providenciada de forma gradativa, a partir do sistema de fibra ótica disponível em cada escola. Este processo é coordenado pelo assessor de Tecnologia da Seduc Pará, Mário Pinheiro Júnior; o diretor da Ditec, Francisco Antonino, e o diretor de Tecnologia e Comunicação da Prodepa, Fernando Nunes.
Para o diretor da Anísio Teixeira, Dário Merca, “a inserção de todas as tecnologias no ensino é importante para que o aluno conheça mais as ferramentas e os avanços que a sociedade exige. Por se tratar de um projeto piloto, a equipe pedagógica da escola fará um estudo e análise de funcionamento e uso da rede wi-fi para que esta não prejudique o ensino dentro da sala de aula. A ideia é criar uma cultura de responsabilidade do uso dessa ferramenta”, diz, acrescentando que os professores também serão beneficiados com o serviço, dada a atualização de dados e outros aspectos favoráveis à preparação e realização de projetos pedagógicos.
ORM News
comment 0 comentários:
more_vertsentiment_satisfied Emoticon