As Polícias Civil e Militar detiveram em torno de 80 suspeitos para averiguação, na madrugada deste domingo, 12, durante a operação denominada "Tango Fox", em uma festa de aparelhagem, no bairro da Terra-Firme, em Belém. O objetivo foi combater crimes praticados no interior de uma arena de shows, situada na rua São Domingos, apontado como ponto de venda e consumo de drogas e de articulação para práticas criminosas na área. Do total de detidos, dez eram presidiários, alguns usavam tornozeleiras, e havia ainda três adolescentes em situação de risco no estabelecimento. Um foragido da Justiça foi preso no local. Os policiais apreenderam mais de meio quilo de drogas. Um carro roubado foi recuperado.
Sob coordenação da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), da Polícia Civil, a operação contou com mais de 70 agentes, entre policiais civis da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra-Firme, Superintendência da Região Metropolitana, Grupo de Pronto-Emprego (GPE), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos e da Divisão de Homicídios; policiais militares da Rotam, Comando de Operações Especiais (COE) e Canil; agentes da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP); do Corpo de Bombeiros Militar; peritos criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e agentes da Superintendência do Sistema Penitenciário.
A ação policial teve início por volta de 2h30 da manhã, logo após os profissionais deixarem a sede da Delegacia-Geral, em Belém, onde foi realizada a reunião que antecede à operação. O encontro foi presidido pelos delegados Cláudio Galeno, titular da DPM, e Samuelson Igaki, titular da UIPP da Terra-Firme.
De acordo com Igaki, a meta da operação foi fazer uma revista geral dentro da arena "Bom Bar", na Terra-Firme, local onde, segundo denúncias, serve de reunião para criminosos e para práticas de crimes, como tráfico e consumo de drogas, além da permanência de adolescentes até durante a madrugada consumindo bebidas alcoólicas e até produtos entorpecentes. Diante das informações levantadas pela equipe de policiais civis da UIPP da Terra-Firme, a operação foi planejada para cerca a área e fazer uma abordagem no local. Daí a presença de diversos órgãos do Estado. Já na área, as equipes policiais se dividiram.
Os policiais militares fecharam a via principal de acesso à arena e as transversais para impedir a fuga de pessoas. Dezenas de pessoas foram revistadas às proximidades do local, enquanto os policiais civis e militares entravam no estabelecimento, durante festa de aparelhagem, para revistar todos os frequentadores, aproximadamente, 500 pessoas. Para fazer o procedimento, os homens foram separados das mulheres e um por um foram revistados pelos policiais, para verificar a existência de objetos ilegais, como armas e drogas, além de detectar identificar criminosos.
Durante as revistas, foi preso o foragido de Justiça Tiago Oliveira Santos, 27 anos, que responde por roubo e está foragido há um ano. Dez presidiários foram encontrados no local, alguns estavam em prisão domiciliar e liberdade condicional. Alguns portavam tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos e não poderiam estar naquele local. Os policiais fizeram uma busca minuciosa até encontrar diversos papelotes de cocaína espalhados pelo local e até enterrados no piso de areia do estabelecimento. Três adolescentes foram encontrados na festa. O responsável pelo local foi conduzido até a UIPP da Terra-Firme para responder por permitir adolescentes na arena. Ao final dos procedimentos, os presidiários e o foragido foram conduzidos para o Sistema Penitenciário do Pará. Os demais foram liberados após triagem feita na UIPP da Terra-Firme.
Blog do Manoel Silva
comment 0 comentários:
more_vertsentiment_satisfied Emoticon